Para comemorar os 50 anos de uma marcante e grandiosa carreira, a cantora Alcione sobe ao palco do histórico Theatro Municipal do Rio de Janeiro neste domingo (5/06), às 19h. O espetáculo marca a gravação do novo DVD da artista e terá plateia formada apenas por convidados e coletivos de movimentos negros, mulheres e trabalhos
Para comemorar os 50 anos de uma marcante e grandiosa carreira, a cantora Alcione sobe ao palco do histórico Theatro Municipal do Rio de Janeiro neste domingo (5/06), às 19h. O espetáculo marca a gravação do novo DVD da artista e terá plateia formada apenas por convidados e coletivos de movimentos negros, mulheres e trabalhos filantrópicos de cerca de dez municípios. O evento conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), através da Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com a Ambev.
Durante a apresentação, Marrom promete relembrar os principais sucessos de sua carreira, celebrando o inesquecível meio século de dedicação e amor à música. O show conta com participações especiais da Banda do Sol, inseparável ao longo da carreira de Alcione, e de integrantes da Orquestra Maré do Amanhã. Dois grupos de bailarinos, entre clássicos e modernos, também estarão no palco prestigiando o show: a Cia Marcelo Chocolate e Sheila Aquino, e a Companhia Armazém Bistrô.
Na plateia, pessoas de diferentes municípios vão pisar pela primeira vez nas dependências da “Jóia da Coroa”, o Theatro Municipal. Através do Passaporte Cultural – programa da Sececrj que visa a democratização da cultura -, coletivos de movimentos negros, mulheres e trabalhos filantrópicos vão acompanhar o show de forma gratuita, incluindo o transporte (ida e volta) de todos os convidados.
“O maior palco do Rio de Janeiro vai receber uma das maiores artistas do nosso país: a Alcione. E poder colaborar com a concretização deste momento, celebrando os 50 anos de carreira dessa magnífica cantora, que marcou tantas gerações, denota um momento único. Duas políticas públicas muito importantes dentro da nossa Secretaria, a Lei de Incentivo à Cultura e o Passaporte Cultural, estão atuando lado a lado para proporcionar uma experiência única a centenas de pessoas. É para isso que trabalhamos: democratizar o acesso à cultura em todo território fluminense”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
O espetáculo terá direção musical do maestro Alexandre Menezes e direção geral de Solange Nazareth. Os figurinos serão assinados por Gebran Smera. O projeto é uma parceria entre a Marrom Music, empresa da cantora, e a gravadora Biscoito Fino.
50 anos de Alcione – Comemorações
Serão muitas as celebrações pelo cinquentenário de Alcione. Comemorações que já começaram antes, ano passado, com o lançamento do longa-metragem “O Samba é Primo do Jazz”, um resumo biográfico que vem sendo apresentado em festivais de cinema e conta a história da intérprete maranhense que saiu de sua pequena São Luís para conquistar o mundo com o vozeirão inconfundível e uma personalidade marcante. Alcione fez escola, e todos os dias surgem novas “Alcioninhas” pelo país afora. Prova cabal de que a cantora nordestina já se perpetuou, e escreveu, há tempos, algumas das melhores páginas do nosso cancioneiro.
Em Junho de 2022, além de diversos shows pelo país, Alcione já tem agendadas apresentações também pela Europa: Dia 12/06 Londres; 14/06 Coliseu dos Recreios, em Lisboa; 15/06 no Coliseu do Porto; 16/06 Centro de Artes de Águeda e em 27/06, Festival do Funchal.
Uma outra novidade, já está em fase final de produção, é o espetáculo intitulado “Marrom, o Musical”. Idealizado por Jô Santana, escrito e dirigido por Miguel Falabella, a peça está programada para estrear em São Paulo durante o mês de agosto.
Conforme anunciado pelo Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a maior comenda do mérito cultural do Estado, nomeada de “Medalha Alcione”, será entregue a personalidades da cultura no dia 21 de Novembro (inclusive à ela, e na data que marca seu aniversário). Muitas outras manifestações de apreço e honrarias, igualmente importantes, estão sendo programadas para o ano do cinquentenário.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *