Um dos paraísos do Nordeste brasileiro impressiona quem busca um destino para se divertir dentro e fora das águas. As 21 ilhas do arquipélago têm muito a oferecer para aqueles que escolhem Fernando de Noronha como o destino das férias. Situado a mais de 540 quilômetros da capital de Pernambuco, Fernando de Noronha é um
Um dos paraísos do Nordeste brasileiro impressiona quem busca um destino para se divertir dentro e fora das águas. As 21 ilhas do arquipélago têm muito a oferecer para aqueles que escolhem Fernando de Noronha como o destino das férias.
Situado a mais de 540 quilômetros da capital de Pernambuco, Fernando de Noronha é um surpreendente arquipélago pertencente ao estado nordestino mundialmente famoso por seus cenários cinematográficos e praias de água cristalina.
A ilha principal é bem pequena — somente 17 quilômetros quadrados — e a vida de seus quase 3 mil habitantes é bem simples e calma. Por isso, uma viagem a Fernando de Noronha é tão intensa e simples ao mesmo tempo, com experiências totalmente diferentes.
De habitats naturais de golfinhos, tubarões e tartarugas a vegetação virgem e densa, não é um erro dizer que há muito o que fazer em Fernando de Noronha. Descubra os passeios imperdíveis do destino!
1 – Conhecer a ilha principal
Começar sua viagem fazendo o Ilha Tour é imprescindível. Nesse passeio, você conhece os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha, tendo uma visão geral da ilha principal e de suas praias mais conhecidas. O visitante embarca em buggys ou veículos no estilo safári e conhece pontos como a Praia do Leão, o Museu do Tubarão, a Enseada da Caieira, a Capela de São Pedro, o Porto de Santo Antônio, entre outros. O passeio dura um dia completo e dá a primeira impressão do destino escolhido.
2 – Visitar o Naufrágio Eleni Stathatos
Uma das atividades de mergulho em Fernando de Noronha Pernambuco é conhecer o naufrágio de Eleni Stathatos. Trata-se de um navio grego que afundou próximo ao Porto de Santo Antônio no ano de 1929. Devido à rasa profundidade e à água clara, é possível observar toda a estrutura do navio, que se tornou há pouco tempo um verdadeiro ponto turístico. O navio de 160 metros de comprimento levava material ferroviário para uma estrada de ferro na Argentina e afundou por conta de um incêndio em um dos motores. Hoje, o navio submerso é casa de tartarugas, lagostas, arraias, alguns peixes coloridos e até mesmo tubarões.
3 – Fazer um mergulho na Praia do Atalaia
Falando em mergulho, você sabia que Fernando de Noronha é um dos melhores lugares para mergulhar do Brasil e quiçá do mundo? A Praia da Atalaia é um exemplo disso. O local possui um recife de corais bem perto da areia, o qual reúne diversas espécies de animais marinhos que vivem só ali. É um dos locais mais visitados por mergulhadores no mundo, sendo as visitas restritas a apenas 100 pessoas por dia, de acordo com o controle do Ibama. A praia reúne tartarugas, espécies de polvos e milhares de peixinhos coloridos em um ambiente de água cristalina.
4 – Ir até a Baía dos Porcos
Eleita por oito anos consecutivos a praia mais bonita do litoral brasileiro, a Baía dos Porcos é um tesouro escondido em Fernando de Noronha. A água tem tonalidade verde, e diversas piscinas naturais são formadas quando a maré está baixa, graças à grande presença de pedras vulcânicas no mar. A praia não possui nenhuma estrutura de restaurantes e barraquinhas. Por isso, leve lanches e água para ficar até tarde na Baía e observar o incrível pôr do sol. Não esqueça de levar seu lixo embora com você.
5 – Conhecer o Projeto Tamar
Se você estiver no arquipélago entre setembro e dezembro, pode conhecer o Projeto Tamar de preservação das tartarugas marinhas. Com um pouco de sorte, você poderá presenciar a desova de gigantescas tartarugas na Praia do Leão e ver a abertura de ninhos das tartaruguinhas que acabaram de nascer. Os turistas são organizados em postos de observação, para não atrapalhar a passagem das tartarugas. Quem já presenciou esse espetáculo da natureza diz que é uma experiência inesquecível.
6 – Observar golfinhos
A primeira pergunta que se passa na mente do turista é: o que fazer em Fernando de Noronha? O arquipélago também é muito conhecido por ser o lar e o local onde os golfinhos viajam para fazer o ritual de acasalamento. No mirante dos golfinhos, você pode observá-los de longe e, nos passeios de barco, vê-los de perto. Os golfinhos saltitantes e receptivos tornam o passeio uma experiência única.
7 – Aventurar-se no Aquasub
Uma das propostas mais divertidas do arquipélago, o Aquasub é uma atividade que você não pode deixar de fazer. Conhecido também como Planasub ou Prancha a Reboque, o esporte aquático consiste em um barco puxando uma prancha, na qual o praticante envolve seus braços. Munido de uma máscara e snorkel, o praticante segura a prancha sem tirar a cabeça da água, inclinando-a para baixo para fazer manobras em direção ao fundo e, em seguida, para cima, voltando à superfície. O esporte foi inventado em Noronha e traz uma sensação parecida com um voo embaixo da água.
8 – Trilhas
Diversas trilhas podem ser feitas em Fernando de Noronha, mas a que merece certo destaque é a trilha do Atalaia. Por meio dela, você terá a oportunidade de conhecer o lado não habitado da ilha principal, desbravando a flora virgem do local e avistando diversas espécies de pássaros que habitam as árvores do espaço. Há trilhas que te levam até a região das Baías e outras que partem do centro da ilha principal até uma praia deserta. Uma experiência indicada para os mais aventureiros.
9 – Surfe
Para quem é fã do esporte, Fernando de Noronha é um dos melhores locais do Brasil para pegar algumas ondas. Ondas altas e tubulares não faltam nas praias de Boldró e da Conceição – duas das mais procuradas por surfistas do mundo todo. A melhor época para surfar é entre dezembro e janeiro, quando as ondas ficam maiores, mais longas e consistentes.
10 – Visitar a Baía do Sancho
A segunda praia mais bonita do Brasil também está em Fernando de Noronha! A Baía do Sancho possui uma faixa de areia dourada, emoldurada por falésias de todas as cores. O mar tem um tom azul-claro, e os corais permitem a vida marinha de centenas de espécies diferentes. Você pode subir no mirante acima da praia e observar a diferença de coloração, que transforma a praia em um dos pontos mais lindos do mundo.
11 – Aproveitar a badalada noite de Fernando de Noronha
Enganam-se aqueles que pensam que Noronha possui diversão apenas de dia nas praias — o lugar tem uma excelente vida noturna, com ótimas opções de entretenimento e coisas para fazer. Não há muitas baladas no lugar, entretanto, há diversas opções de pubs que oferecem curtição a noite toda. No Bar do Meio, por exemplo, que está localizado entre a Praia da Conceição e a Praia do Meio, existe uma paisagem perfeita para provar um drink e relaxar na companhia dos amigos. Já no Bar do Cachorro há um terraço enorme, onde é possível acompanhar shows ao vivo.
12. Conhecer o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
Visitar o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é uma atividade para todas idades. Afinal, a infraestrutura do lugar tem tudo o que é necessário para passear tanto na companhia dos amigos, quanto da família. Mais do que apenas mostrar a beleza de Noronha, o Parque Marinho cuida de toda a biodiversidade marinha e terrestre presente na ilha. Ao longo do passeio, os visitantes podem admirar a natureza exuberante e conhecer piscinas naturais deslumbrantes.
13. Passear pela charmosa Vila dos Remédios
A Vila dos Remédios, localizada no centro da ilha, é um dos principais núcleos urbanos de Noronha. Antigamente, a região era uma pequena cidade fortificada, cujo projeto principal era trazer a essência de uma fortificação portuguesa. Hoje, a cidadezinha tem bela arquitetura e mais todos os serviços de Noronha, como postos de saúde, delegacias e escola. Não há muitos comércios na região, mas há ótimos mirantes com uma vista privilegiada de Fernando de Noronha.
14. Visitar a deserta Praia do Bode
As piscinas naturais da Praia do Bode vão ganhar seu coração. Apesar de belíssimo, o lugar é pouco frequentado pelos turistas, porque o acesso pode ser um pouco complicado para algumas pessoas. Ao chegar no local, você perceberá a beleza intocada. Vale lembrar que, dependendo do clima, é possível avistar a maré um pouco mais alta ou baixa. Por isso, pesquise antecipadamente as condições climáticas se quiser visitar a praia.
15. Fazer a trilha do Capim
A Trilha do Capim é um dos passeios alternativos de Fernando de Noronha. Isso porque esse tipo de passeio é feito por poucas pessoas, já que está localizado no extremo sudoeste da ilha, o lado isolado e desconhecido do arquipélago pernambucano. É muito importante lembrar que a trilha não pode ser feita sem a companhia de um guia. Afinal, o trajeto tem mais de sete quilômetros, passando por trechos de terra batida, pedregosa e com bastante vegetação. Apesar de cansativa, a Trilha do Capim vale o esforço — você se surpreenderá pelos lugares que ela passa.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *