Dois homens, um de 43 e outro de 62 anos, foram presos e duas rádios “piratas” foram desativadas nesta segunda-feira, dia 2, no município. A Operação Omnium Vox foi deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o objetivo de combater a transmissão clandestina de sinais de rádio, coibindo
Dois homens, um de 43 e outro de 62 anos, foram presos e duas rádios “piratas” foram desativadas nesta segunda-feira, dia 2, no município. A Operação Omnium Vox foi deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o objetivo de combater a transmissão clandestina de sinais de rádio, coibindo a atuação das chamadas rádios piratas na região do Sul Fluminense.
Agentes da Polícia Federal e da Anatel cumpriram mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Volta Redonda, em duas rádios clandestinas localizadas nos bairros Morro do Cruzeiro e no Conjunto Habitacional da Cidade Alegria. Nos locais foram utilizados dispositivos que permitem a identificação e localização de antenas transmissoras em tempo real. “As duas estações clandestinas foram flagradas em pleno funcionamento e desativadas pelas equipes, sendo os responsáveis presos em flagrante”, informa a Polícia Federal, acrescentando que todos os equipamentos foram apreendidos.
Os suspeitos, foram levados para a sede da Polícia Federal, em Volta Redonda. Vale destacar que a transmissão clandestina de sinais de rádio é considerada crime pela Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472 de 1997) e a pena varia de dois a quatro anos de detenção, além da multa de até R$10.000.
De acordo com a Polícia Federal, o nome da operação faz referência à atividade de radiocomunicação e foi escolhido como um termo em latim que é equivalente, em português, a “voz de todos”.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *