O diretor da Defesa Civil do município, Flávio Germano da Silva, informou na manhã desta quinta-feira, dia 4, que o órgão está monitorando o nível do Rio Sesmaria, um dos principais afluentes do Rio Paraíba do Sul. O nível do rio começou a baixar no final da manhã, depois de ter atingido a marca de
O diretor da Defesa Civil do município, Flávio Germano da Silva, informou na manhã desta quinta-feira, dia 4, que o órgão está monitorando o nível do Rio Sesmaria, um dos principais afluentes do Rio Paraíba do Sul. O nível do rio começou a baixar no final da manhã, depois de ter atingido a marca de 3,92 m. A Defesa Civil emitiu um alerta para orientar os moradores por conta do risco de transbordamento, já que a cota é de 4 metros.
De acordo com Flávio Germano por volta das 10h45min, o nível começou a baixar e está em 2,71m. “Demos o alerta por volta das 9h20min, quando o nível era de 3,80 m por causa do risco de transbordamento, já que a cota de transbordamento do Rio Sesmaria ser de 4 metros. O alerta foi dado no ponto mais vulnerável que é o bairro Parque Ipiranga. A orientação é para que a população possa ter tempo de fazer conseguir recolher documentos e medicamentos, ou até suspender móveis, caso seja necessário”, disse o diretor. Ele informou ainda que o nível do rio subiu por conta das chuvas nas regiões do município paulista de São José do Barreiro. “Faltaram 8 centímetros para que o rio transbordasse. O nível do rio subiu por conta da chuva intensa que atingiu toda a região, principalmente em São José do Barreiro, onde nasce o Rio Sesmaria com a junção dos Rios Formoso e Feio. Em seis horas, choveu 84 mm em São José do Barreiro e no distrito Formoso, 80 mm. Não foi tromba d’água”, explicou.
No município choveu 54 mm em um período de três horas e meia. Já no distrito de Engenheiro Passos, choveu 60,2 mm. “Não tivemos nenhum problema na cidade e no distrito de Engenheiro Passos. A Prefeitura de Resende realizou várias obras de drenagem no distrito indicadas pela Defesa Civil por meio de ocorrências e relatórios. Com esta chuva intensa, não houve nenhum impacto”, contou o diretor.
O Rio Paraíba do Sul, atingiu o nível de 3,06m. “O nível aumentou, mas não em função da Represa de Furnas e sim dos afluentes, como os Rios Alambari, Pirapetinga, Sesmaria, Portinho, entre outros, que receberam as águas das chuvas intensas. Vale lembrar que o Rio Paraíba começa a transbordar em Resende quando atinge a cota de 4,05 m”, complementou.
1 comment
1 Comment
Helena
janeiro 7, 2024, 5:37 pmOlá, gostaria de conversar contigo para oferecer dois meses gratuitos de entrevistas e publicações em jornais digitais sobre o teu negócio. Publicamos em jornais de alta autoridade com alcance nacional, garantindo uma presença significativa. Isso ajudará a aprimorar as análises, opiniões e reputação online do seu negócio, além de elevar o posicionamento na web para atingir os primeiros resultados nos motores de busca. Se confirmar um número de telefone, posso entrar em contato para explicar como utilizar esses meses gratuitos. Obrigado.
REPLY