Petrópolis é a primeira cidade a ter política pública para mediação escolar

Petrópolis é a primeira cidade a ter política pública para mediação escolar

A equipe da Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos em Petrópolis comemorou a aprovação, em primeira discussão, do projeto de lei que institui a Política Pública Municipal da Mediação Escolar, com a finalidade de implementar a Cultura de Paz na comunidade escolar. A coordenadora da Câmara de Prevenção, Elsie Elen Carvalho explicou que o

A equipe da Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos em Petrópolis comemorou a aprovação, em primeira discussão, do projeto de lei que institui a Política Pública Municipal da Mediação Escolar, com a finalidade de implementar a Cultura de Paz na comunidade escolar. A coordenadora da Câmara de Prevenção, Elsie Elen Carvalho explicou que o trabalho de mediação escolar já vinha acontecendo e com a aprovação da lei, fica estabelecido uma política pública, sendo estendido em todo município.

A notícia da aprovação do projeto de lei, que tem como autor o presidente da Câmara, vereador Hingo Hammes (União Brasil), foi recebida pela equipe da Câmara de Prevenção com grande alegria. Toda equipe manifestou sua satisfação, por ver mais este passo sendo dado, quando estão atuando na mediação de conflitos nas escolas. A coordenadora da Mediação Escolar, a professora e psicóloga, Vanessa Siqueira, junto com a Mariana Garcia, afirmou que este é um passo importante, pois a partir de agora não é apenas um serviço ou atuação da Câmara de Prevenção, “mas uma política pública que será desenvolvida”.

Este é apenas um dos muitos projetos desenvolvidos pela Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos. Um deles é o curso on-line de mediação escolar voltado para os professores, que tem por objetivo formar profissionais da educação com a capacidade de fazer mediação. Vanessa Siqueira explicou que o trabalho precisa de mais pessoas envolvidas e, quando se trata de ambiente escolar, as pessoas mais capazes para fazer mediação são aquelas que estão dentro da escola. “Vamos capacitar, orientar e acompanhar, mas queremos envolver os professores”, comentou Elsie Elen Carvalho.

Ao defender a aprovação do projeto, o vereador Hingo Hammes ressaltou que o programa de mediação do Município é referência nacional e que Petrópolis é a primeira cidade no país a ter este tipo de programa e agora transformado em política pública.

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos