Resende confirma segunda morte por dengue

Resende confirma segunda morte por dengue

Foi confirmada na manhã desta quinta-feira, dia 29, mais uma morte causada por dengue no município. Com a confirmação deste óbito, sobe para dez o número de mortes registrados no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com a Prefeitura de Resende, este é o segundo óbito em decorrência da doença registrado no município neste

Foi confirmada na manhã desta quinta-feira, dia 29, mais uma morte causada por dengue no município. Com a confirmação deste óbito, sobe para dez o número de mortes registrados no Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a Prefeitura de Resende, este é o segundo óbito em decorrência da doença registrado no município neste ano. A vítima é uma idosa, de 75 anos, que morava distrito de Engenheiro Passos, localizado a cerca de 30 quilômetros do Centro da cidade. A vítima, que tinha comorbidades, estava internada em um hospital particular, no entanto, não resistiu. O óbito ocorreu no dia 9.

Até o momento, foram confirmados 1.679 casos de dengue no município. A primeira vítima registrada neste ano, foi um idoso, de 87 anos, que residia no Conjunto Habitacional Cidade Alegria, na região da Grande Alegria.

CENTRO DE HIDRATAÇÃO EM HORÁRIO ESTENDIDO

O prefeito Diogo Balieiro Diniz acompanhado do secretário de Saúde do município, Jayme Neto, informaram na manhã desta quinta-feira, dia 29, nas redes sociais, que o Centro de Hidratação para possíveis pacientes com casos graves de dengue instalado no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, localizado no bairro Jardim Jalisco, passa a funcionar em horário estendido até às 22 horas.

A medida foi tomada pela administração municipal para dar mais agilidade para os pacientes. “A partir de hoje (quinta-feira) o Centro de Dengue que funcionava até 19 horas agora passa a atender até às 22 horas, trazendo mais agilidade e conforto para aqueles pacientes que infelizmente estão com dengue e não conseguem vir durante o horário normal”, informou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

O secretário Jayme Neto lembrou a população de fazer os “10 Minutos Salvam Vidas” realizando a vistoria semanal dos quintais e eliminando os depósitos que acumulam água parada. “Todo mundo deve fazer sua parte por ‘10 minutos semanais contra a dengue’ olhando suas casas para que a gente não deixe o mosquito crescer. Infelizmente se a pessoa tiver a doença a gente está aqui preparado para atender da melhor forma possível”, destacou Jayme.

O Centro de Hidratação de Resende conta com área de hidratação, posto de enfermagem, análise laboratorial e consultório médico.

O secretário de Saúde, Jayme Neto, explicou que no Centro de Hidratação, o paciente que estiver com os sintomas da dengue passará por uma consulta pelo médico, além de realizar todos os exames necessários e receber a medicação correta para o tratamento.

AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE

De acordo com a Prefeitura de Resende ações de prevenção e combate à dengue estão sendo realizadas no município. Quando existe caso suspeito ou confirmado de dengue são realizadas ações de bloqueio com visita às residências próximas, visita intersetorial nos canais e córregos da cidade, controle químico, distribuição de telas para caixas d’água, monitoramento dos pontos estratégicos, realização de checklist pelos Agentes Comunitários de Saúde, entre outras.

Além de mutirões de retirada de entulhos e serviços de capina e roçada nas ruas de Resende. As equipes atuam durante o dia e à noite, com a utilização de máquinas e veículos pesados. Nesta ação, são retirados o acúmulo de lixos e entulhos das ruas e espaços públicos, que geram transtornos como surgimento de animais peçonhentos e principalmente o mosquito que transmite a dengue.

CASOS REGISTRADOS

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informa que, em 2024, até o momento, foram confirmadas dez mortes em consequência da dengue. Houve duas mortes na cidade do Rio de Janeiro, uma em Itatiaia, uma em Mangaratiba, duas em Resende, uma em Três Rios, uma em Cachoeiras de Macacu, uma em Volta Redonda e uma em Barra do Piraí.

Até ontem, o Estado investigava 66 mortes com suspeita de terem sido causadas pela doença. Em todo o estado, desde o início do ano, foram notificados 82.420 casos prováveis de dengue.

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos